Entendendo nossos inimigos seculares e religiosos.

Amam a morte . Esta é a instrução improvável que o fundador de uma seita egípcia chamou a Irmandade Muçulmana transmitida aos seus seguidores na década de 1920. Um discípulo chamado Mohammed Atta copiou esta instrução em seu diário antes de liderar o ataque ao World Trade Center três dias antes da sua biópsia. Foi uma coincidência que este credo obscuro tenha enraizado um país de monumentos para a busca humana pela vida além do túmulo? A frase que Mohammed Atta escreveu foi: “Preparem-se para a guerra santa e sejam amantes da morte”.

Como se pode amar a morte? Esta é uma questão que é incompreensível para nós, a menos que estejamos sobrecarregados por derrotas pessoais. Mas é o enigma no coração da história humana, que é uma narrativa movida pela guerra entre os homens. Pois como é que os homens podem ir à guerra a menos que amem a morte, ou uma causa que vale mais do que a própria vida?

*

A Irmandade Muçulmana foi fundada em 1928, mas a convocação para a guerra santa foi plantada nos corações árabes mais de mil anos antes. O profeta Maomé criou a fé muçulmana e afirmou que estava cumprindo o evangelho de Cristo. Mas Maomé era um guerreiro e Jesus um homem de paz que instruiu seus seguidores a evitar o caminho da história e separar o sagrado do profano. Seu reino não era deste mundo: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus . Mohammed convocou seus seguidores para fazer do mundo um lugar para Deus, o que significava conquistar o próprio César.

Sayyid Qutb, um egípcio que foi executado por traição em 1966, é reconhecido como o pai intelectual do Islamic Jihad . Seu irmão Mohammed era um professor de seu líder Osama Bin Laden e seus textos são lidos por supostos mártires em madrassas em todo o mundo muçulmano. A esperança de que consumiu a vida de Sayyid Qutb foi estabelecer a regra do Islã em toda as nações pagãs e a islâmica umma , para tornar o mundo um lugar sagrado.

Sayyid Qutb considerava o cristianismo como uma ameaça a esta redenção islâmica. Ele condenou os cristãos por sua separação do sagrado do profano, o mundo de Deus de Ceasar. Ele chamou esta divisão de “uma hedionda esquizofrenia”, que refletia a própria corrupção que ele propôs para corrigir. Os cristãos criaram sociedades liberais, disse Qutb, em que “a existência de Deus não é negada, mas seu domínio é restrito aos céus e seu governo na terra está suspenso”. A tarefa do Islã era “unir o mundo e a fé”. O que os místicos judeus chamavam de “tikkun olam”, uma missão para reparar o mundo, trazendo a regra da lei de Deus na terra.

Qutb escreveu esta receita em um de seus textos mais famosos, que ele chamou justiça social no Islã . A missão do Islã, ele explicou, era “unir o céu e a terra em um único sistema.” Para fazer o mundo um.

Esta é a idéia totalitária. Quando a onda da redenção estiver completa, nada permanecerá não transformado, nada profano ou injusto. Transformação total é o objetivo de todos radical Jihad s, incluindo o vôo que queimou as torres do mal em Manhattan. É a causa que Mohammed Atta serviu. Como todas as paixões revolucionárias, a esperança totalitária do islamismo radical é redimir o mundo. É o desejo de colocar ordem em nossas vidas e curar a ferida na criação.

Mas não há médico terreno que possa nos curar. A conseqüência prática de todos os sonhos radicais, portanto, é uma guerra santa permanente.

Inevitavelmente e invariavelmente, o esforço para tornar o mundo inteiro começa com sua divisão em dois campos opostos. Para realizar a obra da salvação, os redentores devem separar a luz das trevas, os justos dos injustos, os crentes dos condenados. Para os muçulmanos radicais, esta divisão é a linha que separa a Casa do Islã da Casa da Guerra, o reino dos fiéis do mundo dos hereges e infiéis, que são impuros de coração e que devem ser convertidos ou destruídos.

*

Mil anos antes de Mohammed Atta deixar sua missão fatal, um xiita chamado Hassan al-Sabbah começou uma guerra santa para derrubar o estado muçulmano. Aos olhos de Hassan, o califado sunita que o Profeta Maomé havia estabelecido para governar o Islã já havia caído em estado de corrupção. Não era mais sagrado; Já não era de Deus. Para purificar o Islã e restaurar a fé, Hassan criou uma vanguarda mártir, a quem outros chamaram de “Assassinos”, e cujos feitos nos legaram a própria palavra. A missão dos assassinos era matar os governantes apóstatas do falso estado islâmico e purificar o reino.

Porque sua missão era um serviço a Deus, era considerado um desonra voltar vivo, e nenhum o fez. O Alcorão assegurou aos Assassinos que a recompensa pela vida que eles deram era o próprio paraíso. “Então, que eles lutem no caminho de Deus, que vende a vida presente para o mundo vindouro. Todo aquele que luta no caminho de Deus e é morto, conquista. Quando a primeira vítima dos assassinos, o vizir no Quhistan foi morto, Hassan al-Sabbah disse: “O assassinato deste diabo é o início da bem-aventurança”. Os revolucionários amam a morte porque ela é a porta Do céu e do início da bem-aventurança.

*

Quatro anos antes do 11 de setembro, Mohammed Atta viajou ao Afeganistão para se unir à Frente Islâmica Internacional para a Guerra Santa contra os judeus e cruzados, cujo líder era Osama bin Laden. Atta era um homem pequeno e nervoso, o filho sem humor de um pai exigente. Depois que sua equipe de assassinos modernos transformou as torres em Manhattan em uma ruína de fumar, seu pai disse aos repórteres: “Meu filho é um homem muito sensível. Ele é macio e extremamente ligado à mãe. “

Antes da hora de sua jihad , na mesma página onde ele tinha copiado a convocação a amar a morte, Mohammed Atta reconheceu que era uma chamada para realizar atos não naturais para os homens. “Todo mundo odeia a morte, teme a morte”, ele escreveu, mas depois explicou por que os homens deveriam amá-lo, no entanto. “Somente os crentes que conhecem a vida após a morte e a recompensa após a morte, serão os que procuram a morte.” Mohammed Atta tinha encontrado uma causa que era maior do que a própria vida.

Mas Mohammed Atta estava certo? Seus mártires se inscreveram para a morte para ganhar um maior retorno? Isso pressupõe que a única razão pela qual as pessoas procuram acabar com suas vidas neste mundo é a esperança de recompensa em outro. Eles também não correm para o que temem? Quando temos segredos culpados para esconder não encontramos maneiras de acabar com a terrível espera antes do julgamento deixando as pistas que nos traem? Especialmente se estamos escondendo segredos daqueles que tememos e amamos. Não somos todos culpados aos olhos de Deus, e Mohammed Atta não o temeu e amou?

E se os mártires odiarem a vida mais do que amam a morte? Se olharmos para o escasso registro do tempo de Mohammed Atta na Terra, isso sugere que a fuga estava sempre em sua mente. “Purifica o teu coração e limpa-o de todas as coisas terrenas”, escreveu ele em suas instruções para sua equipe mártir. “O tempo da diversão e do desperdício desapareceu. O tempo do julgamento chegou. ”

Em sua curta vida, Mohammed Atta não parece ter tido muito espaço para o prazer. Seu pai era um advogado de sucesso, ambicioso e austero. A família tinha duas residências, mas viveu frugalmente e para além de outros. “Eles não visitaram e não foram visitados”, disse um vizinho mais tarde. O pai concordou: “Somos pessoas que nos guardam a nós mesmos”. Um amigo adolescente de Mohammed descreveu a família Atta: “Era uma casa de estudo. Não jogar, sem entretenimento. Basta estudar “. Mesmo adolescente, para evitar a contaminação da carne, Maomé deixaria a sala quando a televisão egípcia apresentava programas de dança do ventre, como fazia com frequência.

De acordo com aqueles que o conheciam como um jovem adulto, Mohammed Atta era insular, religiosamente rigoroso e psicologicamente intenso. A morte de um inseto o deixou emocional; O mundo moderno o repeliu. Um colega estudante de planejamento urbano lembrou-se de como o geralmente reservado Mohammed ficou enfurecido por uma construção hoteleira perto do antigo mercado de Aleppo, que ele considerava a profanação da herança islâmica. “Disney World”, ele zombou, a revanche dos Cruzados. Mohammed continuou a evitar imagens sensuais, seja a partir de telas de televisão ou cartazes de parede. Ele odiava e temia o gênero feminino, desviando os olhos de mulheres que tanto negligenciavam cobrir seus braços.

Outros testemunharam que ele não poderia ter prazer em tão básico e social um ato humano como comer. Um colega de quarto lembrou-se de que ele se sustentava arrumando grumos de um monte de batatas frias que ele trituraria e deixaria em um prato na geladeira comum por uma semana de cada vez. Um converso alemão que saía com membros da célula terrorista que Mohammed dirigia, pensou que era sua seriedade mórbida que lhe permitia liderar outros, mas o desprezava como um “inofensivo, inteligente, louco”. As pessoas com quem ele morava ansiavam por ele deixar. Uma namorada de um deles disse: “Um bom dia foi quando Maomé não estava em casa.”

Cinco anos antes de sua nomeação com a morte, Mohammed Atta elaborou um testamento em que ele admoestou seus enlutados a morrer como bons muçulmanos. “Eu não quero uma mulher grávida ou uma pessoa que não é limpa para vir e dizer adeus a mim porque eu não o aprovo,” ele forçou. “As pessoas que vão limpar meu corpo devem ser bons muçulmanos … A pessoa que vai lavar meu corpo perto de meus órgãos genitais deve usar luvas em suas mãos para que ele não vai tocar meus genitais …. Eu não quero que nenhuma mulher vá ao meu túmulo durante meu enterro ou em qualquer ocasião depois disso. ”

Na vida, Mohammed Atta desprezou as mulheres, mas em seu caminho para a morte, ele prometeu muitos mártires, citando o versículo corânico: “Saiba que os jardins do paraíso estão esperando por você em toda a sua beleza e as mulheres do paraíso estão esperando, chamando “Venha cá, amigo de Deus”. Vestiram-se de suas roupas mais bonitas.

Mohammed também anotou estas instruções para a missão à frente: “Quando o confronto começar, greve como campeões que não querem voltar para este mundo. Grito, ‘Allahu Akbar [Deus é grande]’, porque este golpeia o medo nos corações dos não-crentes. ” Quem negligenciou sua vontade ou não seguem o Islã, Maomé advertiu,” essa pessoa será responsabilizada no final. ”

Como Mohammed Atta desejamos o julgamento que tornará certo o que não é. Queremos ver a virtude recompensada e os ímpios repreendidos. Ansiamos pela libertação das frustrações e decepções de uma vida imperfeita. Por conseguinte, todo Deus de amor é também um Deus de justiça e, portanto, um Deus de punição e morte. Se não fosse assim, se Deus não quisesse separar o bem do mal, qual seria o Seu amor?

As emoções de medo e esperança brotam do amor de si, e portanto fazem nossos motivos suspeitos. São aqueles que afirmam ser guerreiros de Deus puros de coração e acima de dúvida? Podem os homens servir a Deus se realmente estão servindo a si mesmos? Martyrdoms como Mohammed Atta representam aspirações nobres, ou são meramente remédios desesperados para derrotas pessoais?

Mohammed Atta era um homem retirado e ineficaz que morreu sem atingir suas ambições mundanas. Ele nunca percebeu seu objetivo de se tornar um arquiteto ou planejador urbano, nunca se casou ou teve uma família. Para além da sua jihad , Mohammed Atta nunca fez uma marca na vida. Mas na morte era um deus, trazendo o julgamento a 3.000 almas inocentes.

*

Se Deus é o criador da vida, como acreditava Mohammed Atta, poderia desejar a destruição do que criara? O que é suicídio, mas raiva dos vivos, e desprezo pela vida deixada para trás? Mohammed Atta ofereceu seu ato de destruição como um presente a Deus. Em seus olhos, seu martírio era altruísta e os estranhos que ele matou não eram inocentes. Sua missão era purificar o mundo dos prazeres desperdiçadores, vencer os culpados e implementar a graça de Deus.

Mas se Deus quisesse limpar Sua criação, por que Ele precisaria de Mohammed Atta para realizar Sua vontade?

*

Estas são as perguntas de um agnóstico, que não tem nenhum negócio dizendo o que Deus deseja ou não. No entanto, um agnóstico pode apreciar crentes como Pascal, cuja humildade é transparente e que está tentando dar sentido ao incompreensível através da fé. Por que nascemos? Porque estamos aqui? Por que morremos? Um agnóstico pode respeitar a fé de um cético que confronta nossa miséria e se recusa a admitir a derrota. Ele pode admirar uma fé que proporciona consolo para o inconsolável, e em um mundo sem coração encontra razão para viver uma vida moral.

Mas o assassinato não é moral e o desejo de redimir o mundo exige isso. Porque a redenção requer a condenação daqueles que não querem ser salvos.

*

Meu pai era ateu e um progressista que abraçava a crença secular dos redentores sociais. Junto com todos os que pensam ter respostas práticas às crueldades absurdas do nosso lote humano, meu pai se sentiu superior àqueles que não, especialmente aqueles que se consolo em uma fé religiosa. Nesse preconceito, meu pai tinha companhia impressionante. O psicólogo Sigmund Freud considerava a religião como uma ilusão sem futuro. Mas, como todos os revolucionários, Freud não poderia viver sem seu próprio reservatório de crença, que era ciência. O progresso era a sua fé humana.

Se eles são secularistas como meu pai e Freud, ou fanáticos religiosos como Mohammed Atta, aqueles que acreditam que podemos tornar-se mestres de nossos destinos pensam que sabem mais do que Pascal. Mas em sua busca pela verdade, onde eles imaginam ter ido, ele não foi antes deles? O que eles acham que sabem que Pascal não fez? Sua bravata é apenas uma máscara para a derrota inevitável que é o nosso lote comum, um espelho inverso de sua necessidade humana.

*

Como Mohammed Atta, meu pai era um homem ineficaz frustrado em seus desejos terrenos. Quando ainda era jovem, desistiu de suas ambições e se resignou a uma vida sem elas. Mas em sua imaginação não conhecia tais limites. A esperança que ele não tinha mais para si mesmo, ele investiu em outros. Mesmo que meu pai se orgulhasse de ser um homem prático, sem ilusões, ele compartilhou com Mohammed Atta e seus crentes um sonho impossível. Seu sonho era mudar o mundo. O que Mohammed Atta e meu pai queriam era uma fuga desta vida.

Se suas opiniões lhe tivessem sido descritas dessa maneira, meu pai teria rejeitado o vínculo com as ilusões teológicas. Sentia-se superior aos revolucionários religiosos que compartilhavam seus sonhos como faziam com os radicais seculares como ele. Mas enquanto desprezava o seu Deus e seu paraíso no céu, ele nunca desistiu da sua crença em milagres de fé.

O profeta de meu pai era Karl Marx, que era descendente de uma longa linhagem de rabinos. Como meu pai, Marx desdenhou a religião de seus antepassados, considerando-os como mitos reconfortantes de homens fracos. Mas o ícone que ele escolheu para sua fé secular era, no entanto, uma figura mítica. Seu herói era Prometeu, o pagão que roubou fogo dos deuses e trouxe um pedaço de céu à terra.

Como Freud, Marx considerava a crença no céu como um grito de impotência, uma lembrança da infância da raça quando os homens eram atormentados por forças da natureza que não conseguiam entender. Para lidar com sua situação, conjuraram poderes divinos, que cuidariam deles e os manteriam seguros. Marx sabia que as divindades que eles adoravam eram apenas reflexos de si mesmos sobre quem projetavam poderes que um dia poderiam ser deles. Mensagem revolucionária de Marx para a humanidade era esta: Sereis como deuses.

Para Marx, a crença religiosa não era um consolo para a infelicidade humana, mas sua causa.Os homens de Deus adorados, apareceu-lhes como a encarnação de suas esperanças. Mas Marx sabia que sua divindade era apenas um totem tribal cuja adoração os tornava passivos e lhes negava o devido. Não havia perguntas incontestáveis ou poderes inacessíveis que determinassem o destino humano. Marx estava tão confiante dessa verdade que resumiu sua conclusão em uma única frase: “Todos os mistérios, que levam ao misticismo, encontram sua solução racional na prática humana”. A revelação de Marx era esta: O fogo não está no céu; ele está em você . Os seres humanos poderiam alcançar sua libertação adorando a si mesmos em vez de deuses. Era uma lisonja tão grande que mudou o mundo.

*

No relato de Marx, a fé religiosa não era uma passagem para o céu, mas uma paixão dos condenados. “A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração”, escreveu ele; “É o ópio dos oprimidos”. Assim, Marx inverteu a esperança do mártir. No evangelho de Marx, o sonho de um paraíso celestial já não é a aspiração de transcender o destino humano. É a armadilha que nos seduz em aceitar nossa condição infeliz. O sonho do céu é uma miserável perversão do desejo da humanidade de se libertar e tornar o mundo um. A chamada de Marx à revolução é esta: Abandona o sonho de um paraíso no céu para criar um céu na terra. No livro, ele ironicamente chamado de A Sagrada Família , ele declarou: “A abolição da religião como é necessária a felicidade ilusória do povo para a sua felicidade real.”

Estas palavras sustentam a proclamação de Marx em sua cabeça proverbial e mostram como pateticamente humano sua profecia era. Tendo descartado a religião e sonhos fantásticos, ele sucumbiu a eles ele mesmo. Tendo afirmado que o mundo não poderia ser salvo pela religião, ele insistiu que seria salvo pela abolição da religião. No lugar da antiga redenção pela graça de Deus, o revolucionário oferece uma salvação secular. Em lugar do Juízo Final e de um mundo santificado por intervenção divina, o revolucionário promete Justiça Social, um mundo resgatado através das ações dos homens comuns.

*

Como os radicais islâmicos que perseguem seu objetivo da lei de Deus na terra, Marx traçou uma linha entre a Casa da Fé e a Casa da Guerra, entre os escolhidos para a missão progressista e os reacionários cuja remoção era necessária para transformar o mundo.

Meu pai era um homem decente que não estava preparado para prejudicar os outros, mesmo ao serviço de sua fé radical, e muito menos assassinar inocentes como Mohammed Atta fez. Mas junto com milhões de almas progressistas decentes, meu pai instigou aqueles que fizeram exatamente isso. Os progressistas olharam para o outro lado e então endossaram o assassinato de inocentes incalculáveis pela mesma razão que Mohammed Atta e os mártires islâmicos fizeram: tornar o novo mundo possível. Seu desejo de julgamento nesta vida era tão forte que os inspirou a acreditar que se um número suficiente de culpados fosse punido, eles poderiam realmente produzir um mundo resgatado.

Eu entendo a religião de Pascal. Eu entendo seu desconcerto ansioso em uma vida de nenhuma conseqüência. Compreendo sua esperança de uma redenção pessoal, e sua busca por uma resposta. Mas eu não entendo mais a fé de meu pai, sua crença de que os homens sozinhos, sem a intervenção divina, podem transformar o mundo em que se encontram e criar um paraíso na terra.

*

Alguns podem considerar essas especulações como irracionais. Como um homem pode invocar seu pai na mesma frase de Mohammed Atta? Minha resposta é: Como não ? Mohammed Atta não era carne e sangue; Se você o picou ele não sangrou? O que Mohammed Atta esperava, mas um mundo melhor; E que alma progressista não deseja para isso?

Como meu pai, uma vez eu pensei que eu sabia as respostas a perguntas sem resposta, e me permitiu sonhar sonhos impossíveis. Mas um dia esses sonhos trouxeram tragédia à minha porta, e eu afastei a ilusão para o bem. Quem quer que peça como a ação terrível de Mohammed Atta pode ser ligada aos povos decentes não compreendeu a ação, ou quem eles são. Pergunte a si mesmo: Até o último ato da vida de Mohammed Atta, ele teria sido julgado uma pessoa má? Ninguém que realmente o conhece pensa assim.

O ato que terminou a vida de Maomé e milhares de outros inocentes era certamente malvado. Mas, exceto pelo ato terrível em si, não há um gesto inconsiderado ligado à sua memória. Ele parece ter sido um homem comum que foi seduzido a cometer um grande crime em nome de um bem maior. Não é este o tema mais comum das tragédias humanas do nosso tempo?

Este ensaio foi extraído de The End of Time , Livros de Encontro.

Compartilhar

Anúncios