No livro de Ludwig von Mises – Ação Humana, ele refuta a teoria de Marx explicitando a impossibilidade econômica sob o socialismo sem propriedade privada e cita a refutação da mais-valia creditada a Eugen von Bohm Bawerk.

questões relevantes

maxresdefault-800x445

Minha primeira leitura de “O Capital Vol I” de Karl Marx foi durante a faculdade, no início de 1980. Está todo cheio de grifos e anotação. Confesso que não tinha bagagem para compreende-lo bem, mas já tinha o suficiente para estranhar certos conceitos. A leitura, para mim, foi interessante e conflituosa porque não conseguia explicar de maneira clara, nem para mim mesmo, o que intuía estar errado.

Era uma posição solitária. Todos à minha volta, de colegas a professores, tomavam as teses de Marx como verdadeiras, mesmo que provavelmente tivessem também limitações no entendimento. Não caia bem questionar Marx. Sem nada nem parecido com Google ou internet à época, como conhecer, por exemplo, Eugen von Böhm-Bawerk (1851-1914), economista austríaco da Universidade de Viena e ministro das finanças, o primeiro economista a refutar de forma completa e sistemática a teoria da mais-valia e da exploração capitalista?

O tempo passou. Continuo em…

Ver o post original 6.195 mais palavras

Anúncios